Teste Eneagrama:

Esse teste apontará as maiores probabilidades para o seu tipo de Personalidade do Eneagrama, de forma escalonada. O resultado do teste só pode ser validado por você mesmo através da auto-observação.

Instruções:

1 - No questionário a seguir, há 9 afirmações, a qual você vai marcar de acordo com o grau que se identifica. O Teste dura menos de 10 minutinhos.

2 - Seja sincero e marque de acordo com a realidade e não de como gostaria que fosse. .

3 - Considere a sua vida como um todo e não em um campo específico. Se você tiver mais de 25 anos, procure marcar com o que melhor o descrevia quando tinha entre 18 e 25 anos.

** Este teste foi elaborado por Renata Ary - Eneacoach.

“Sou considerado(a) uma pessoa pacífica. As pessoas geralmente me acham agradável e amigável. É fácil para mim ouvir as pessoas e ser paciente com elas, mesmo com aquelas que acabei de conhecer. Detesto conflito, procuro sempre apaziguar as situações. Não gosto muito de dar minha opinião ou de dizer a minha vontade. Se não tomo cuidado, me distraio muito facilmente, mesmo que eu esteja fazendo uma coisa importante. Se não faço uma lista de tarefas, costumo me atrapalhar com as prioridades. Quando as pessoas me interrompem e me pedem alguma coisa, é difícil dizer “não”, muitas vezes, acabo fazendo as coisas delas antes das minhas, fazendo com que eu fique sobrecarregado ou que eu me atrapalhe com as minhas prioridades. Muitas vezes não dou minha opinião e acompanho as decisões de outras pessoas para não causar problemas ou brigas, acho que a harmonia entre as pessoas é mais importante que a satisfação de uma vontade pessoal. Pode ser que alguma vontade minha seja deixada para trás, mas tá tudo bem, o importante é que ficou tudo em paz.”


Tudo a ver comigo.

Muito, mas não totalmente.

Médio(nem pouco, nem muito).

Um pouco a ver.

Nada a ver comigo.

Sou uma pessoa bastante analítica e autocontrolada. Para tomar decisões, acho fundamental o uso da análise lógica e da inteligência. Todos os dias, preciso ficar um pouco sozinho (a) para recarregar minhas energias e poder pensar sobre as coisas, me sinto bem nesses momentos que estou só! Prezo muito pelo meu espaço, não gosto de ter o meu espaço invadido sem aviso prévio. É comum as pessoas dizerem que eu me isolo ou que eu deveria interagir mais, mas fico bastante incomodado(a) quando as pessoas se aproximam demais, falam muito alto ou puxam assuntos tolos ou superficiais. Sou competente e exigente , prefiro trabalhar sozinho(a) do que em equipes. Há quem me considere um pouco frio e distante, mas não quero que minhas reações emocionais me afastem do que realmente me importa. Busco incessantemente o conhecimento, lendo, estudando, pesquisando e pensando. Gosto de me aprofundar nas coisas e admiro as pessoas que são inteligentes.


Tudo a ver comigo.

Muito, mas não totalmente.

Médio(nem pouco, nem muito).

Um pouco a ver.

Nada a ver comigo.

Só entro em um jogo para vencer. Meu foco é em resultado! Costumo impressionar as pessoas pela minha enorme capacidade de me superar e conquistar todos os meus objetivos. Adoro ser reconhecido(a) pelas coisas que realizo. É importante para mim passar a imagem de uma pessoa de sucesso! Falo muito bem de mim mesmo(a) e das minhas qualidades, mas faço tudo para omitir meus pontos fracos ou fracassos. Tenho uma grande habilidade para me adaptar em diferentes cenários, é comum me comportar de maneiras diferentes em lugares diferentes, ainda mais se isso for positivo para a minha imagem e para as minhas conquistas. Na maioria das vezes, sei o que quero e procuro conquistar. Entro de cabeça em tudo que vou fazer! Só não me sinto a vontade quando se trata de sentimentos. Muitas vezes acho que se eu parar para sentir eu estou perdendo tempo.


Tudo a ver comigo.

Muito, mas não totalmente.

Médio(nem pouco, nem muito).

Um pouco a ver.

Nada a ver comigo.

Sou uma pessoa exigente comigo mesma e considerada crítica com os outros. Sempre faço tudo o mais correto possível, não quero deixar margem para eu ser criticado(a). Na minha mente parece ter um juiz interno que fica julgando o tempo todo se o que eu estou fazendo está certo ou errado e também costuma fazer o mesmo com as ações dos outros. Gosto das coisas organizadas, tudo em seu lugar. Quando as coisas não saem da forma planejada, fico irritado(a), mas muitas vezes eu seguro tanto para não demonstrar a minha irritação, que quando menos espero eu explodo em cima de algumas pessoas, geralmente as mais próximas. Compromisso é algo muito importante para mim! Todo trabalho deve ser entregue com perfeição nos mínimos detalhes. Não existe trabalho mais ou menos, ou está bem feito, ou não está. Tenho uma certa dificuldade em relaxar! Primeiro faço todas as obrigações, e se sobrar tempo, faço o que eu realmente queria.


Tudo a ver comigo.

Muito, mas não totalmente.

Médio(nem pouco, nem muito).

Um pouco a ver.

Nada a ver comigo.

Adoro novidades e aventuras, acho fundamental viver novas experiências, quanto mais melhor. Meus pensamentos são bastante abertos para novas tendências, prefiro aprender coisas que sejam inovadoras e diferentes. Lazer e diversão são coisas fundamentais na minha vida. Preciso gostar das coisas que faço, mesmo no trabalho, se alguma tarefa não estiver sendo agradável e prazerosa, eu tenho a tendência deixá-la para depois ou mesmo abandoná-las, preferindo começar uma atividade nova. Sou muito otimista, costumo ver o lado bom das coisas. Não sei lidar muito com pessoas negativas ou tristes, quando não consigo animá-las rapidamente, me afasto delas, pois o sofrimento é algo que me incomoda bastante. Algumas pessoas acham que eu sou muito sonhador(a) e que eu deveria colocar os pés mais no chão, mas adoro meu jeito visionário de ser. Quero ter minha liberdade acima de tudo, gosto de fazer o que quero, na hora que quero. Compromissos de muito longo prazo ou pessoas que dependem demais de mim fazem eu me sentir amarrado e desconfortável.”


Tudo a ver comigo.

Muito, mas não totalmente.

Médio(nem pouco, nem muito).

Um pouco a ver.

Nada a ver comigo.

Costumo ser responsável, dedicado(a), leal e muito precavido, penso nas coisas antes de elas acontecerem, o que me torna uma pessoa ansiosa também. Antes de qualquer atividade, penso em todos os cenários, pois, caso algum imprevisto aconteça eu quero ter um plano A, um B e até um C, pois preciso me sentir seguro(a) e garantir que não vai dar nada errado! Costumo ser questionador(a), preciso de muitas comprovações antes de acreditar em algo diferente. Algumas pessoas me acham cético, quero sempre ver para crer! Tenho talento para enxergar os riscos que podem passar despercebido pelas outras pessoas. Meus pensamentos muitas vezes ficam me martelando, dizendo “E se não der certo? E se algo acontecer e eu não estiver preparado?” Sinto muita ansiedade cada vez que tenho que enfrentar algo novo, que não estou acostumado(a), nesse excesso de análise, minha cabeça pensa tanto em todos os cenários negativos que às vezes eu paraliso e travo, mas também posso agir enfrentando para ver se esse medo passa logo.


Tudo a ver comigo.

Muito, mas não totalmente.

Médio(nem pouco, nem muito).

Um pouco a ver.

Nada a ver comigo.

Para mim as atividades que realizo precisam ter um significado maior do que apenas sobrevivência. Fazer as coisas só por fazer não é para mim! Preciso me sentir valorizado, me sentir único(a)! Sou uma pessoa super criativa, não gosto de monotonia. Meus sentimentos são muito fortes! Minhas emoções parecem uma montanha russa, pode ser que eu esteja feliz e alto astral agora e, no minuto seguinte, fique cabisbaixo(a) sem nem saber por qual motivo, acho que o meu humor se altera com mais facilidade e rapidez do que os das outras pessoas. As pessoas que convivem comigo geralmente não conseguem entender meus sentimentos, me consideram um pouco dramático(a) ou emocional demais, por isso, quando as minhas emoções aparecem eu costumo ficar pensativo(a) em meu mundo, mas às vezes não consigo e explodo geral! Costumo idealizar muito uma situação antes de ela acontecer, seja um projeto, uma viagem, um relacionamento… mas quando a situação acontece de fato, na maioria das vezes, não atinge a minha expectativa, acho que é por isso que é comum eu deixar de querer tanto algo logo depois que eu conquisto.


Tudo a ver comigo.

Muito, mas não totalmente.

Médio(nem pouco, nem muito).

Um pouco a ver.

Nada a ver comigo.

Gosto muito de ajudar as pessoas, mas tem umas que são as minhas prediletas, me desdobro bastante para auxiliá-las e estou sempre disponível para elas. Costumo colocar as necessidades dos outros na frente das minhas, muitas vezes esqueço de cuidar de mim mesmo(a) em alguns aspectos, como se não sobrasse tempo para isso. É muito mais fácil reconhecer as necessidades e fazer as vontades dos outros do que olhar para as minhas. Acho que as pessoas deveriam saber quando eu estou precisando de algo, pois para mim é muito difícil pedir explicitamente carinho, atenção ou mesmo algum presente para alguém. Sou uma pessoa carinhosa e atenciosa, naturalmente dou muita importância aos relacionamentos pessoais, mesmo no trabalho. É até comum no trabalho as pessoas se tornarem meus amigos e, muitas vezes eu me torno até conselheiro(a) ou confidente deles”


Tudo a ver comigo.

Muito, mas não totalmente.

Médio(nem pouco, nem muito).

Um pouco a ver.

Nada a ver comigo.

Sou uma pessoa muito direta e detesto quando as pessoas fazem rodeios antes de falar alguma coisa. As pessoas acham meu jeito de falar agressivo, deve ser porque digo as verdades que os outros não tem coragem de dizer, elas acham que eu estou brigando, quando eu estou só falando. Adoro desmascarar gente falsa, e não suporto injustiças, principalmente com pessoas indefesas, já comprei muita briga que não era minha para defender os mais fracos. Muitas pessoas me consideram forte e protetor. Tenho uma tendência para partir para a ação, enquanto os outros pensam, analisam, meu impulso é sair fazendo e rápido. Sou impulsivo nas ações, se eu não tiver cuidado saio atropelando tudo, porque resolvo do meu jeito! O importante é resolver! Muitas vezes causo um estrago por que digo o que não deveria ter dito ou faço o que não deveria ter feito, mas é tão rápido que quando eu vejo já fiz! Acho que a verdade deve ser falada a qualquer custo, não importa se as pessoas vão gostar de mim ou não. Geralmente as pessoas ou me amam ou me odeiam.


Tudo a ver comigo.

Muito, mas não totalmente.

Médio(nem pouco, nem muito).

Um pouco a ver.

Nada a ver comigo.

Insira os dados abaixo para finalizar o teste.