Tem um tipo de personalidade que acredita que precisa viver a vida intensamente, aproveitar ao máximo os prazeres e aventuras que a vida tem a oferecer e vive pulando de galho em galho, experimentando as novidades, como se a festa pudesse acabar e ele ficar de fora.
Costumam ser otimistas, cheios de energia, animados, agradáveis, persuasivos, versáteis, flexíveis, fascinados pelas aventuras da vida.
Foge longe de sentimentos como frustração, dor, medo, sensação de limitação. Acredita que pode escapar desses sentimentos planejando o futuro com coisas positivas, grandiosas, melhores e com novas aventuras. Tem uma memória seletiva, por vezes, quando olha para trás, só se lembra da parte positiva das suas experiências, bloqueando da sua mente os momentos difíceis.
Gosta de experimentar as coisas, mas não gosta muito de permanecer nelas. É muito comum a história de vida desse tipo de personalidade ter muitos inícios, mas pouca continuidade por um longo período de tempo. Sua vontade existe apenas enquanto há prazer na atividade. Muitas vezes, quando se deparam com uma rotina ou com as primeiras dificuldades, preferem se entregar a uma nova ideia, a um novo projeto em que as coisas parecem melhores e mais cheias de diversão.
Costuma ser um empreendedor no planejamento, grande criador de ideias, futurista e inovador. Desenvolve grandes planos de fazer aquilo que nunca foi feito antes, combinando áreas diferentes. Novas tecnologias e conceitos revolucionários aceleram sua mente e agitam todo o seu estado interno. Se, por um lado, isso é muito positivo, por outro, é bastante arriscado. O risco consiste na implementação dessas ideias, o que não acontece de forma tão fácil, pois tem a tendência a se desmotivar quando há perda do prazer e da novidade e de delegar ou abandonar tarefas do dia a dia, burocráticas e necessárias para transformar seus sonhos em ação. Como realizar demora muito, a cobrança interna e a ansiedade começam a aparecer. A vontade de pular para uma nova ideia é muito mais sedutora que a conclusão da anterior, com todo compromisso e paciência que isso pode exigir.
São grandes vendedores de suas ideias, principalmente quando estão encantados com elas. Convencem os outros e a si mesmo de que tudo vai dar certo, às vezes ignorando qualquer possibilidade levantada de que algo pode dar errado. Se alguém questionar se algo pode errada, logo veem a pessoa como pessimista ou retrógrada.
Com grande habilidade de improvisar sobre um assunto e de “se virar”, pode convencer uma plateia de que é um expert em habilidades que acabou de adquirir.
Também costumam aprender rápido e pensar em alta velocidade, com grande habilidade para solução de problemas e criação de novas alternativas que ninguém havia pensado. Eles costumam pensar “fora da caixa” e ser práticos, partindo logo para a ação.
Preferem enxergar em uma visão macro, procurando entender como os elementos se relacionam sistematicamente e deixando passar despercebidos os detalhes.
Sua ansiedade vem da insegurança em fazer escolhas que não limitem suas possibilidades e beneficiem ao máximo a si mesmo e aos outros. Por não saber o que quer acaba experimentando de tudo um pouco. Escolhas precipitadas e baseadas em impulsos podem chegar a atrapalhar seus relacionamentos, suas finanças, sua carreira e sua saúde física e mental.
Na infância, geralmente a criança passou por uma sensação de perda, a mãe pode ter passado por uma gestação difícil e teve medo de perder a criança durante a gravidez. Ou teve a sensação de ter sido “desmamado” muito cedo e internalizou que não podia depender de ninguém. Mas, geralmente esses sentimentos da infância ficam bem no inconsciente, pois quando lembra do passado, geralmente as lembranças são agradáveis.
As características que descrevi são tendências de comportamento da personalidade Tipo 7 do Eneagrama. Mas qualquer um de nós pode ter um pouco dessas características.
O Eneagrama é uma ferramenta de autoconhecimento, uma espécie de mapa que explica em profundidade nove tipos de personalidades, mostrando a origem de cada uma, e os caminhos de desenvolvimento pessoal para nos sentirmos completos e realizados com si mesmo e com os outros.
Quando as pessoas do Tipo 7 do Eneagrama trabalham o autoconhecimento, entendem que, muitas vezes, essa busca pelo prazer é uma forma de fugir do sofrimento com o qual ele nunca quis entrar em contato.
Quando seguem o caminho do desenvolvimento, conseguem:
- Entender e acolher os seus sentimentos;
- Enfrentar a dor se ela vier;
- Colocar os pés no chão, concretizando e concluindo seus projetos;
- Desenvolver a capacidade de estar feliz e satisfeito a partir de si mesmo, sem precisar de nada de fora ou do futuro, mas a partir do presente interior;
- Perceber que tem uma missão dentro do plano divino, um propósito, e que fazendo o que tem que ser feito e fazendo bem feito, encontram o sentido da vida.
Enfim, encontram a verdadeira liberdade que tanto almejavam!
Você se identificou ou conhece alguém com essas características?
Compartilha o post e deixe seu comentário 🙂
Quer se autoconhecer e se desenvolver? Saiba mais sobre o nosso Curso on line de Eneagrama para Produtividade e Qualidade de Vida, promovido pelo Instituto EPQ. Assista na comodidade da sua casa e no seu tempo, com ferramentas de aplicação prática, muitos conteúdos exclusivos.
Um grande abraço, Renata Ary
Referências bibliográficas:
Eneagrama para Líderes
Eneagrama da Transformação