Não sabe por onde começar?
Uma das maiores dificuldades que vejo nos tempos atuais, onde todas as solicitações são “para ontem”, tudo virou urgente, é a dúvida no inicio do dia de “por onde começar“. Veja aqui dicas importantes para melhorar sua produtividade.
As pessoas estão vivendo na correria tentando dar conta de suas inúmeras atribuições, recebem a todo momento novas solicitações, sejam do trabalho, família, amigos ou suas próprias. Estão cada vez mais se sentindo sobrecarregadas e com o nível de stress aumentando. Esse quadro tem se tornado comum em nossa sociedade, mas não precisamos viver assim! Nós podemos ter uma vida produtiva e ao mesmo tempo plena, ou seja, com equilíbrio.
Eu mesma vivi nessa roda viva durante anos da minha vida, correndo e com a sensação de que não saia do lugar.Mas consegui dar um basta e reverter isso, quando aprendi a gerenciar a minha rotina e priorizar as atividades.
Então, vou dar uma dica, a qual passei a aplicar na minha vida e vem trazendo excelentes resultados:
A cabeça é para criar estratégias e executá-las e não, para ficar lembrando do que não pode esquecer de fazer!
A primeira coisa a ser feita no início de cada dia e pegar um papel e descarregar a sua mente nele.
Como assim?
Escreva todas as solicitações, pendências e afazeres que estão em sua mente, de qualquer jeito mesmo, sem se preocupar com a ordem. Imediatamente você vai sentir-se mais aliviado(a)!
Agora que já identificou que tipo de pendências tem, pode classificá-las em 3 blocos, da seguinte forma:
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Compromissos: Atividades que tem dia e hora para iniciar e terminar;
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Ex: Reunião com cliente
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Tarefas rotineiras: Atividades que exigem uma ação mas não tem hora determinada;
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Ex: Fazer cadastro de um imóvel no site
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Lembretes: Atividades somente acompanhar ou delegar
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Ex: Relatório que deleguei para meu colaborador ou um documento que solicitei ao cartório mas não ficou pronto ainda.
Agora já fica bem mais fácil! Vamos para o segundo passo, que é transcrever as tarefas de cada bloco para os locais apropriados:
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Os compromissos serão deslocados para sua agenda (em um próximo post vou ensinar como usar a agenda de forma otimizada);
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As tarefas rotineiras irão para uma nova lista de tarefas, escrevendo por ordem de prioridades, ou seja, pelas que vão te trazer mais resultados (em um próximo post vou aprofundar sobre o gerenciamento de listas de tarefas)
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Os lembretes irão para uma lista somente com itens a serem acompanhados ou para um quadro de post-its (em um próximo post vou mostrar como preparar eu quadro de post-it)
Essas ações matinais são simples e rápidas, e que, aplicadas como hábito diário trazem muitos benefícios. Você passará a ter uma mente produtiva e equilibrada, com controle sobre suas atividades e com mais tempo para você mesmo(a). Leia outro artigo com dicas práticas para ganhar mais tempo no seu dia.
Vem comigo!
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Renata Ary
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Dicas de ouro! Tem me ajudado muito. ✌