No post de hoje vamos identificar os bloqueios que nos impedem de traçar os nossos objetivos.
Ouvimos muito se falar em objetivos e metas!
Acredito que todos nós já sabemos da grande importância de se ter objetivos definidos.
Praticamente todas as pessoas de sucesso traçaram metas e têm histórias para contar sobre como conseguiram superar obstáculos para realizar seus sonhos.
O que me deixa intrigada é por que, mesmo sabendo disso, a grande maioria das pessoas fica muda quando essas perguntas são feitas:
– “Qual o seu sonho?”,
– “Quais os seus objetivos?”
– “Quais as suas metas para este ano?”
Participei de diversos treinamentos onde eu pedia aos alunos que escrevessem quais seriam seus objetivos. Dava um tempo e, ao final deste, a maioria dos participantes estava com uma folha em branco.
Talvez se eu tivesse pedido para listarem os problemas que tinham para resolver, provavelmente encheriam a folha em minutos.
Então, por que será que muitas vezes o cérebro trava frente à pergunta: Qual é o seu sonho?
Pensei muito a respeito desse assunto e resolvi investigar mais a respeito. Verifiquei que o motivo primário é que há anos as pessoas não se permitem sonhar, não têm o costume. Não têm tempo para isso! Vivem tão imersas em seus problemas, nas suas rotinas, que não param para perguntar o que realmente querem para suas vidas!
Algumas vezes quando leem um bom livro, assistem a filmes ou palestras que as fazem refletir, seus corações começam a bater mais forte e pensam: “Era isso que eu queria para mim!”,
Note, até a frase que dizem a si próprias não gera credibilidade: Por que “Era” no lugar de “É”?
E por que “queria” ao invés de “quero”?
Por que no “pretérito” e não no “presente”?
Melhor seria dizer: “É isso que quero para minha vida!”
Existe algo dentro de nós que nos boicota.
Uma voz interior que diz que não somos capazes e, infelizmente, a maioria acredita piamente nessa voz!
Às vezes, até conseguem passar por cima dela, mas, quando vão compartilhar com outras pessoas sobre o desejo de mudança e de realização pessoal, muitas vezes escutam críticas, reprovação, ouvem da dificuldade de alcançar os seus sonhos, e isso ajuda a confirmar o que a voz interior já gritava, que elas não seriam capazes.
E aí, o que normalmente se faz?
Volta-se para a rotina, para os problemas cotidianos e se pensa: “é melhor que eu sobreviva ao dia de hoje, do que fazer mais esforço, gastar mais energia fazendo planos para minha vida”
Se você se identificou com essa situação, pare!
NÃO FAÇA ISSO!
Acredite em você!
Eu acredito no seu poder de transformação.
Você pode e deve seguir adiante!
Talvez ainda não saiba, mas essa capa “protetora” do se conformar se chama MEDO, só que por baixo dela existe um ser humano com um potencial incrível, que pode, sim, sonhar e realizar, só não sabe nesse momento como fazer isso.
O primeiro passo é querer!
Então, se quer mudar, troque a capa do MEDO pela da FÉ, em Deus e em você próprio.
Vem comigo!
Compartilha os resultados!
Não esqueça de deixar seu comentário abaixo!
Renata Ary
Link permanente
Muito pertinente Renata. Sair da zona de conforto, promover as mudanças e se (re)programar é um grande desafio, mas também é recompensador quando percebemos a nossa capacidade de superação.
Continuo nessa caminhada!!
Abraços,
Marilia