Existe um tipo de pessoa que tem a crença de que o mundo está cheio de injustiças e que aqueles que forem fracos serão massacrados pelos fortes, e por isso, demonstra força, dominação e intensidade em tudo que faz.
Sua presença geralmente não passa despercebida, sua forma de falar pode soar agressiva para os outros, mas para a pessoa deste tipo é apenas uma conversa, seu jeito “preto no branco” de falar as coisas. Seu jeito impactante é apenas uma forma de buscar respeito.
Costuma ter o excesso, o exagero, como estilo de vida. Esse excesso pode se manifestar em seu tom de voz, nos movimentos do seu corpo, nas reações instantâneas a algo que foi dito e a desagradou, nas mãos, na respiração forte e no sangue parece subir rapidamente à cabeça.
A raiva é uma energia natural neste tipo de personalidade. É bem comum ver momentos em que a pessoa “explodiu”, falando com extrema sinceridade um monte de coisas sem pensar ou mesmo partindo para a briga, física ou verbal, quando foi desafiado. Geralmente não levam desaforo para casa.
Tem uma tendência a gerar nas pessoas o sentimento de “amor ou ódio”, pois são extremamente protetores e sensíveis a injustiças, muitas vezes comprando brigas que não são suas, tendo na sua bagagem de vida uma série de pessoas ofendidas, indisposições e intimidações. Mas também carregam uma série de pessoas “em baixo de suas asas”, que buscam sua proteção.
São grandes líderes naturais. Quando mobilizados, têm atitude instintiva! Querem as coisas para agora. Enquanto outras pessoas ainda estão pensando se vão tomar a decisão, eles já estão no meio do caminho fazendo acontecer. Esse impulso de ação imediata é, por um lado, sua benção como realizador, mas por outro lado, sua ruína, pois “atropelam” pessoas, planejamentos, ponderações e, é claro, isso tudo gera consequências.
A vida parece uma luta constante, ele está preparado para a “guerra” a qualquer momento e, na sua cabeça, as pessoas o atacam o tempo todo. E a sua tendência natural é se armar e revidar. Mas muitas vezes o “ataque” só existiu na sua cabeça. Ele esconde e nega qualquer sinal de fraqueza, muitas vezes negligenciando sua própria saúde.
As características que descrevi são tendências de comportamento da personalidade Tipo 8 do Eneagrama. Mas qualquer um de nós pode ter um pouco dessas características.
O Eneagrama é uma ferramenta de autoconhecimento, uma espécie de mapa que explica em profundidade nove tipos de personalidades, mostrando a origem de cada uma, e os caminhos de desenvolvimento pessoal para nos sentirmos completos e realizados com nós mesmos e com os outros.
Essas características são desenvolvidas como uma necessidade de defesa na infância, de uma criança que provavelmente se sentiu enganada, traída ou injustiçada por alguém em quem confiava cegamente.
Quando as pessoas do Tipo 8 do Eneagrama seguem o caminho do desenvolvimento, reencontram:
- a sua bondade natural;
- a virtude da inocência com os pés no chão, ou seja, veem que é possível confiar no outro;
- a capacidade de pensar antes de agir, ponderando as situações;
- a tranquilidade de viver, ou seja, mais vida e menos guerra.
Enfim, cansam de “ter que ser forte” e encontram a suavidade da sua essência, podendo deixar a “armadura” de lado, para usar quando for realmente necessário.
Você se identificou ou conhece alguém com essas características?
Compartilha o post e deixe seu comentário 🙂
Quer se autoconhecer e se desenvolver? Saiba mais sobre o nosso Curso on line de Eneagrama para Produtividade e Qualidade de Vida, promovido pelo Instituto EPQ. Assista na comodidade da sua casa e no seu tempo, com ferramentas de aplicação prática, muitos conteúdos exclusivos.
Um grande abraço, Renata Ary
Referências bibliográficas:
Eneagrama para Líderes
Eneagrama da Transformação Vol. 1,2,3,4