Oiiiii gente, fiz esse post para você refletir sobre seus comportamentos nos relacionamentos amorosos. Por que será que o que a princípio nos atrai, muitas vezes com o tempo vira motivo de atritos nos relacionamentos?
O primeiro passo para se relacionar bem com alguém é se autoconhecer e buscar conhecer profundamente seu parceiro.
Então vamos lá! Listei abaixo 9 Tipos de Namorados, qual será o seu perfil?
1. Namorado Tipo Um – O Perfeccionista
Sua atenção é voltada para o que é certo ou errado em uma situação (ou em um parceiro); para o que precisa ser melhorado. A vida é melhorar continuamente em direção a um conjunto de elevados padrões internos.
Seu cônjuge, a princípio, pode amar o alto patamar moral e ético, a orientação detalhada, a confiabilidade etc., depois achar o (a) parceiro (a) excessivamente detalhista, julgador e crítico, nunca satisfeito (a). “Não é mais divertido, sempre há algo para ser feito primeiro.” O cônjuge pode sentir que o Um está tentando controlá-lo (a) quando oferece sugestões para seu aprimoramento pessoal.
2. Namorado Tipo Dois – O Solícito
Sua atenção é voltada para ajudar outros, dando a eles o que precisam, às vezes antes mesmo que eles saibam que precisam de algo. Ser indispensável. Sentem os sentimentos dos outros com tanta intensidade que podem não conhecer os seus próprios. Seu cônjuge pode amar a empatia doadora e amorosa do Dois. Sua forte conexão emocional é muito atraente por ser o centro da atenção do Dois. Depois descobrem que pode haver cobranças, algo é esperado mas não há indício do que seja. “Se você me amasse, você saberia”. Porque eu não sei.
O Dois também está errado às vezes – seu cônjuge não quer ou precisa daquilo que é dado. Por que você está tentando me consertar? Eu não estou quebrado (a). Ser o centro pode dar sensação de ser algo intrusivo em vez de desejado.
3. Namorado Tipo 3 – O Realizador
Sua atenção é voltada para fazer – para realizar e ser (e parecer) bem-sucedido. Podem se ajustar a como são percebidos para apresentar a imagem que é necessária. Podem se identificar tanto com sua imagem que seu verdadeiro “eu” se torna desconhecido.
Seu cônjuge pode amar sua dedicação ao trabalho, até mesmo a imagem de bem sucedido, mas pode, mais tarde, se queixar do modo workaholic que está “sempre fazendo alguma coisa, sempre fazendo networking”. Não dedica tempo o bastante ao relacionamento. Além disso, o Três colocará sentimentos em segundo plano, talvez indefinidamente. Sentimentos atrapalham na hora de trabalhar. “Nós passávamos momentos juntos, agora eu raramente o/a vejo”.
4. Namorado Tipo Quatro – O Romântico Trágico
O que costumamos considerar como a personalidade de Artista. Sua atenção é voltada para o que falta na vida. Algo distante que me fará completo. O que está aqui bem na minha frente não é exatamente isso. Se ao menos… Ao menos…
Emoções profundas são a única verdade autêntica na vida. Dificuldade com a monotonia da vida comum. Intensidade, melancolia agridoce. Seu cônjuge pode ser atraído pela profundidade de sentimento do Quatro, para sua singularidade. Mais tarde pode sentir que o Quatro a (o) rejeita quando chega perto demais e então a (o) deseja quando ele (ela) recua e a (o) corteja. Também pode ter dificuldade com a emotividade do Quatro – pode parecer exagerada ou algo como tocar sempre o mesmo disco.
5. Namorado Tipo Cinco – O Observador
Sua atenção é voltada para a questão: “O que as pessoas querem de mim?” O quanto será necessário que eu me doe. Tem uma profunda necessidade de privacidade e do seu próprio espaço. Prefere o papel de observador em festas, em grupos – pensa nas coisas cuidadosamente, incluindo sentimentos.
Seu cônjuge muitas vezes é atraído por sua autossuficiência e capacidade de se manter distanciado diante do caos. E por sua excepcional habilidade para pensar nas coisas até as últimas consequências. Mais tarde, pode se sentir rejeitado pela necessidade de privacidade e tempo para si por parte do Cinco. Pode se sentir magoado pelo distanciamento e dificuldade em acessar e discutir sentimentos.
6. Namorado Tipo Seis – O Advogado do Diabo
Sua atenção é voltada para o que é ameaçador ou perigoso no mundo. Este é o Planejador – que planeja para a pior situação futura possível para que não seja pego de surpreso. Pode ser destemido ou estar disposto a confrontar aquilo que é temido ou perigoso.
Seu cônjuge é atraído pela lealdade e pelo cuidado que ele dedica ao planejamento. É fascinado pela imaginação do Seis. Mas, mais tarde, pode se magoar quando a atenção ao pior resultado possível se estender ao relacionamento e o Seis procurar pistas para validar essa preparação prévia, muitas vezes ignorando provas do contrário. “Eu sei que você vai me deixar”. Seu negativismo pode ser difícil para o cônjuge.
7. Namorado Tipo Sete – O Entusiasta
Sua atenção é voltada para o que lhe dará prazer no futuro. Costuma manter muitas opções abertas o tempo todo. Ama a diversão. Evita a dor, o desconforto emocional.
Seu cônjuge, a princípio, é atraído pelo gosto que o Sete tem pela vida e pela aventura. Mas isso pode acabar se desgastando quando o Sete não reconhece as dificuldades ou a dor. O sete é o eterno escapista. Quando as coisas ficam difíceis, os Sete fogem da situação. Também podem ter dificuldade em assumir um compromisso com uma só pessoa, precisando manter muitas opções abertas. Se sentem presos com uma pessoa só.
8. Namorado Tipo Oito – O Comandante
Sua atenção é voltada para ser forte. É pela força que se sobrevive no mundo. Controlador do ambiente e dos outros às vezes. Pessoas diretas, eles podem ser como um touro em uma loja de porcelana.
Seu cônjuge se sente protegido e seguro pela força do Oito. Pode amar a energia e a vitalidade do Oito. Mas seu controle pode ser difícil de conviver depois de algum tempo. Apresenta impaciência com emoções e sua inabilidade para mostrar vulnerabilidade pode ser difícil para o parceiro. Pode sentir que é alvo de bullying por parte do Oito.
9. Namorado Tipo Nove – O Pacificador
Sua atenção é voltada para as preferências de outras pessoas em detrimento de sua própria. Mantém a paz dessa maneira. Pessoas muito tranquilas, relaxadas, que nos aceitam do jeito que somos. Podem ver todos os pontos de vista e podem se fundir às nossas preferências.
Seu cônjuge se sente totalmente aceito e amado como é. Se sente calmo perto da tranquilidade do Nove. Mas pode se tornar irritado se o Nove não tomar decisões com facilidade, se ele apenas parecer flutuar pela vida, sem levá-la a sério o bastante. O cônjuge poderá se irritar se o parceiro não disser qual sua preferência, se disser “o que você quiser está bom”.
Esses 9 Perfis de Namorados foram traçados com base no Eneagrama, um sistema de Autoconhecimento e Desenvolvimento Pessoal que já transformou a vida de milhares de pessoas no mundo todo. Quer saber mais? Entra em contato pelo whatsapp 85 997086645
Um grande abraço, Renata Ary